Tabela de Crescimento Infantil

0

Tabela de Crescimento

O crescimento de uma criança é muito importante e deve ser acompanhado pelo responsável. E o primeiro controle é a observação do peso e da altura.

publicidade




Quando o pequeno apresenta problemas com a alimentação, já é um dos fatores que pode influenciar no peso.

E para atender com informações adequadas de referência no controle do peso e da altura ideal para a fase infantil, a OMS (Organização Mundial da Saúde) criou a Tabela de Crescimento Infantil, que apresenta valores adequados para altura e o peso ideal de cada faixa etária que inicia de 0 até os 12 anos.

publicidade

Sabe-se também que a contribuição da influência genética, dos alimentos consumidos e até uma pratica esportiva durante a infância podem contribuir no desenvolvimento da criança, e até pode sofrer algumas mudanças no peso e na altura, mas que pode ser visto como aspectos saudáveis para a fase infantil.

Conheça a Tabela de Crescimento Infantil para crianças de 1 a 12 anos

De acordo com esta tabela de crescimento, as informações apresentadas servem como referência adequadas para o peso e altura de acordo com cada idade, como também especificamente para as meninas e para os meninos.

Tabela de Crescimento

Esses dados da tabela são compatíveis com o mesmo cálculo realizado pelo pediatra em um consultório.

Quando a OMS divulgou esta tabela, o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria aprovaram como também recomendaram que os médicos pudessem usar em uma consulta.

Ao examinar a criança, o médico faz toda a avaliação necessária, ele deve sempre pesar e medir a altura, depois ele mesmo pode fazer o calculo e obter o resultado, como também pode consultar a tabela de crescimento Infantil.

Com essas informações, o medico consegue elabora as curvas de crescimento da criança e depois registrar na caderneta infantil, procedimento que deve ocorrer em todas as consultas periódicas.

Tabela de Crescimento para Meninas

tabela de crescimento para meninas

Tabela de Crescimento para Meninos

Tabela de Crescimento para Meninos

Observações importantes durante o crescimento infantil

Quando o peso e a altura da criança não estão próximo dessa tabela, o médico avalia e pode até identificar diagnósticos como desnutrição, obesidade ou outros problemas que tem a ver com a altura.

E além dessas consequências, a criança pode desenvolver um quadro clinico mais favorável de doenças.

E para evitar doenças, possivelmente o pediatra pode exigir mais atenção dos pais com alimentação dessa criança, como também pode indicar vitaminas ou remédios e até um estimulo esportivo.

E caso seja necessário, o pediatra pode indicar para um especialista em endocrinologia infantil.

Seguir a tabela é uma boa opção, mas as consultas periódicas ao pediatra também devem ser seguidas conforme a orientação dele.

E os pais podem usar a tabela de crescimento com fonte de referência, pois o que eles mais desejam é saber como está o desenvolvimento do peso e da altura do filho.

Com esses dados pode diminuir a ansiedade e ainda pode ajudar em muitas observações que não estejam adequadas para a idade da criança.

Os pais devem ficar atentos e não confiar totalmente nas medidas que colhe da sua criança, pois muitas vezes podem medir ou pesar de forma errada, principalmente no caso dos bebês.

E tem certos pais que até gostam de dar algum tipo de suplemento vitamínico para a criança, achando que pode está com algum problema.

Esta atitude não é recomendável, sendo então a avaliação pediátrica fundamental e decisiva para indicar um bom tratamento caso necessite.

Portanto, a Tabela de Crescimento Infantil é segura, como também pode e deve ser usada pelos pais como referência de peso e altura, e quando estes responsáveis acharem ou tiverem alguma duvida em relação aos filhos, leve ao medico e aguarde o resultado prescrito pelo pediatra.

Deixe um comentário!

comments

publicidade
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA