Psoríase: O que é, Tratamento

0

Psoríase

As doenças de pele acometem milhares de pessoas no mundo todo. E uma das mais comuns é a psoríase, que é caracterizada pelo aparecimento de manchas vermelhas com crostas secas esbranquiçadas ou prateada. Sua causa é desconhecida, mas é possível melhorar o problema fazendo o tratamento correto.


Para saber mais sobre esse problema de pele, veja a seguir o que é a psoríase, assim como o seu tratamento e outras informações importantes.

publicidade

O que é psoríase?

Considerada uma doença relativamente comum, a psoríase é caracterizada por sintomas de desaparecem e reaparecem de tempos em tempos. A doença que é crônica e não é contagiosa, ainda possui causa desconhecida, mas especialistas acreditam que suas causas podem estar relacionadas ao sistema imunológico, e também a tendência genética.

Especialistas e estudiosos acreditam que a doença se desenvolve quando os linfócitos T (células que protegem o nosso organismo contra agressores) começam a atacar as células da nossa pele. Então uma possível causa do problema seria a resposta do sistema imunológico para combater uma infecção. Para acabar com esse ciclo, é preciso fazer o tratamento correto.

Mas antes de conhecer o tratamento dessa doença de pele, é muito importante saber quais são os sintomas dela:

Sintomas da psoríase

Os sintomas da doença podem variar de pessoa para pessoa, mas os mais comuns são:

  • manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas;
  • pequenas manchas em forma de círculos;
  • pele muito ressecada e rachada, que podem sangrar;
  • coceira, queimação e dor;
  • unhas grossas, sulcadas ou com caroços;
  • inchaço e rigidez nas articulações;

sintomas da psoríase

Quando a doença é moderada pode causar apenas um desconforto devido aos sintomas que incomodam. No entanto, em casos mais graves, os sintomas da psoríase pode ser  incômodos e dolorosos e até prejudicar a qualidade de vida da pessoa acometida pela doença. Por isso, ao observar esses sintomas é fundamental procurar um médico o quanto antes.

Possíveis causas da psoríase

Apesar de não ter uma comprovação das causas da doença, existem alguns fatores que podem contribuir para o aparecimento da psoríase e até mesmo na piora do quadro já existente.

  • Histórico familiar: Cerca de 40% das pessoas acometidas pelo problema tem casos na família.
  • Estresse: Pessoas que estão muito estressadas ficam com o sistema imunológico mais baixo, o que pode influenciar no surgimento.
  • Obesidade: O excesso de peso também pode aumentar o risco de desenvolver o problema.
  • Consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo.

Tratamento da psoríase

Para melhorar a qualidade de vida da pessoa que sofre com o problema, é essencial fazer o tratamento adequado. Nos casos mais leves, o recomendado é cuidar da pele hidratando-a, aplicando medicamentos tópicos nas regiões com feridas, e se expondo ao sol diariamente. Essas recomendações básicas já ajudam a desaparecer os sintomas.

Nos casos moderados da psoríase, que é quando as recomendações a acima não causam efeito, o ideal é fazer um tratamento específico que é realizado  com luz ultravioleta. Também pode ser feito o tratamento com UVB, que oferece menos efeitos colaterais e que pode ser feito até por gestantes.  Já nos casos mais graves, é preciso utilizar medicados orais e injetável para haver melhora.

Vídeo com dicas de combate a psoríase

Atenção: No caso de suspeita de psoríase procure um médico especialista e nunca se ao medique.

Deixe um comentário!

comments

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA