Comida Japonesa: Nomes e Tipos

0
Comida Japonesa: Nomes e Tipos
3.6 (72.17%) 23 votes

A cultura japonesa tem uma forte presença em solo brasileiro e a cada ano que passa se torna mais tradicional. Mas além de apreciar a comida é sempre bom saber os nomes e tipos de comidas japonesa. Talvez nos últimos tempos nada seja mais habitual no Brasil do que a culinária do Japão, quando se trata de um jantar especial, datas comemorativas… Sua comida pode ser apreciada nos mais diversos restaurantes especializados espalhados pelo Brasil, está entre as comidas estrangeiras mais apreciadas por nós brasileiros.

A comida japonesa tradicional vai muito além do sushi e sashimi que tanto conhecemos. Com este artigo a tarefa de decorar os nomes e associar a cada prato, ficará muito mais fácil. I sabor dos pratos da comida japonesa já ser tornaram tão corriqueiros que já fazem parte do lifestyle brasileiro. Infelizmente os cardápios dos restaurantes Japoneses não são, em sua maioria, feitos com imagens para ilustrá-los, então veja logo abaixo o nosso guia para te ajudar a saborear pratos japoneses.

Nomes de Comidas Japonesa – Tipos de Pratos

Sushi

sushi comida japonesa

O sushi é o mais conhecido dos pratos japoneses no mundo, e o mais popular no Japão também. Nada mais é que um bolinho de arroz com peixe cru, mas pode ter diversas formas de preparo e consequentemente, vários nomes igualmente diferentes.

publicidade


Tipos de Sushi

Nigiri

nigiri tipo de comida japonesa

Pequenas porções de arroz cobertas com fatias de peixes ou frutos do mar crus. Os mais comuns são os de atum, camarão, enguia, lula, polvo, salmão e ovo (frito).

publicidade

Conheça esse guia da Culinária Japonesa e nunca mais passe vergonha ao ir num restaurante japonês.

guia

Gunkan

Gunkan

Arroz enrolado por algas marinhas e recheado com peixe cru, frutos do mar, ovas de peixes ou legumes;

Norimaki

Norimaki

É um sushi às avessas. Neste tipo, o arroz recobre as algas, que, por sua vez, são recheadas com vários tipos de peixes, legumes e até frutas. No Brasil, a manga é utilizada na confecção deste tipo de sushi;

Temaki

nome de comida japonesa: temaki

Um dos tipos de sushi mais populares no brasil, o temaki é um cone de algas recheado com arroz, peixe cru ou frutos do mar e legumes;

Chirashi

Chirashi

Frutos do mar espalhados por sobre o arroz de sushi.

Sashimi

sashimi comida japonesa

Fatias de peixe cru degustadas com shoyu (molho de soja) e wasabi (raiz forte). Os japoneses comem alguns diferentes tipos de peixes crus. É óbvio que o peixe tem de estar o mais fresco possível.

Sukiyaki

Sukiyaki-02

O Sukyaki é um cozido feito com diversos ingredientes, dentre eles carne fatiada, diversas verduras, udon, cogumelo shitake, entre outras coisas. É um dos pratos mais famosos da comida japonesa, sendo servido principalmente no inverno.

Tempura

tempura

Frutos do mar e vegetais empanados e fritos em óleo fervente. Foi introduzido no Japão pelos portugueses. Hoje em dia, tornou-se um dos pratos mais populares da comida japonesa, e também bem conhecido no mundo todo.

Nori

nori

É a alga mais comum. São lâminas secas e finas de algas usadas nos “rolinhos” e outros tipos de sushi ou como condimento para o arroz;

Wakame

wakame

É uma alga comumente usada em sopas como a de misô ou em alguns tipos de saladas. Hoje em dia, wakame é vendida na forma seca, mas ela se expande quando a põe na água;

Konbu

kombu

É a alga mais usada como ingrediente básico de sopas.

Wasabi

wasabi

É o principal tempero japonês. Feito de raiz forte, costuma ser servido na forma de uma pasta verde, utilizada como condimento em sashimis e sushis. De qualquer forma, wasabi é também muito usado em outros pratos japoneses.

Huramaki

Uramaki

Existem algumas opções de Uramaki, as mais conhecidas são Uramaki de Salmão, que é feito de: arroz com gergelim, nori, salmão, cream cheese e cebolinha. E também temos o califónia, que leva: arroz, nori, manga, pepino e kani-kama.

Hot Roll Salmão

Hot Roll Salmão

O Hot Roll é considerado um prato quente, o mesmo acompanha os seguintes ingredientes: Nori (Alga Japonesa), Shari (Arroz Para Sushi) Recheado com Salmão, Creem Cheese, Empanado e Frito.


Vídeo de como fazer comida japonesa

publicidade


Deixe um comentário!

comments

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA