Alimentação na Gravidez

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Alimentação na Gravidez
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alimentação na gravidez

Na gravidez os cuidados com a alimentação devem ser redobrados. Afinal, você não estará apenas se alimentando, mas também o seu bebê. Uma alimentação mais indicada é aquela rica em ferro para evitar anemia e em ácido fólico para garantir que o sistema nervoso do seu bebê seja formado de forma saudável.

Além disso, as frutas e verduras devem estar presentes no dia a dia, acompanhados de proteínas e alimentos naturais. Se você sentiu os primeiros sintomas de gravidez e descobriu que está grávida, novos hábitos devem ser tomados à partir de agora! Muitos legumes, muitas frutas e muita água são importantíssimos neste momento tão especial.

Alimentação na gravidez

Tudo o que você ingere vai diretamente para o feto e tem um trabalho fundamental em sua formação. Uma alimentação equilibrada e regulada previne uma série de doenças e complicações durante a gravidez, no parto e após o ganho. Além disso, também é fundamental para que você (mamãe) engorde o peso certo para o seu período de gestação.

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Qual é a alimentação adequada que devo ter?

Em seu prato deve conter alimentos de todos os grupos alimentares existentes, como os vegetais, as frutas, carne de boi, frango, ovos, peixes, leguminosas, cereais, azeites, leites e seus derivados. Faça alimentações equilibradas, tenha sempre os carboidratos que podem ser representados pelo arroz, feijão e batata; as proteínas que pode ser o frango ou o peixe e também as verduras que podem ser representadas por mini saladas feitas com rúculas, tomates, alfaces, entre outros. Nos lanches você pode apostar nas frutas com cereais ou com o leite, não se esqueça de comer alimentos que façam bem para seu bebê.

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Frutas e legumes

Ter uma alimentação saudável na gravidez é fundamental, portanto o consumo de frutas e legumes está liberado, desde que não seja em exagero, uma vez que existem frutas que engordam se consumidas em exagero, como é o caso da banana, do abacate, entre outras. Não existe contra indicações quanto ao consumo de alguma fruta ou legumes em especial o único cuidado que deve ser observado é com relação ao próprio organismo, ´pois algumas frutas e legumes podem dar cólicas intestinais por possuírem maior quantidade de fibras. Se a grávida for presa dos intestinos pode investir nesses alimentos, mas com cautela, caso contrário deverá evita-los.

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Devo me alimentar por dois?

Quando você ouvir essa expressão “deve comer por dois” não acredite isso é mito, pois o bebe só consome os nutrientes suficientes para se manter. Ao comer em exagero o que vai ocorrer é que você vai engordar e depois vai ser muito difícil voltar a forma antiga. Portanto alimente-se normal, mas se aquela fome em dobro bater opte por se alimentar com saúde troque alimentos gordurosos e massas por frutas, sucos, barrinhas de cereais, biscoitos light, entre outros.

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Água é importante na gravidez?

Sim a água é fundamental para a vida, estando grávida o consumo deve ser observado de forma mais intensa. Sabe aquelas estrias que teimam em aparecer na gravidez? Elas ocorrem porque a pele não está hidratada. Beba no mínimo dois litros de água por dia e sua pele e a do bebe agradecem. A água tem poder de limpeza, isso mesmo, ela limpa o organismo de todas as toxinas e impurezas. Ajuda a manter a pele linda e os rins funcionando direitinho. Vale lembrar que é importante optar por água natural para evitar problemas. Se for tomar suco que seja natural sem adição de açúcar.

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Qual alimentação que eu não devo ter?

Evite tomar bebidas alcoólicas, isso pode tardar o crescimento e a evolução do seu bebê. O café e outras bebidas como coca-cola, chá verde e outros devem ser evitados, pois podem aumentar o risco de aborto espontâneo. As carnes devem ser sempre bem cozidas, grelhadas ou assadas e nunca mal passadas. Os peixes em hipótese nenhuma podem ser crus.

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Como ter certeza de que estou me alimentando bem?

A forma mais simples de saber isso é fazendo o seu pré-natal constantemente, se existir algum problema o seu médico ira falar. Outra forma é pedir a uma nutricionista para criar um cardápio personalizado com comidas que você goste de forma saudável para você se alimentar durante a gestação. Assim, ela lhe passará a lista completa com os itens e você se alimentará muito bem e não terá duvidas de que seu bebê nascerá saudável e lindo.


De maneira geral, não coma besteiras e nem consuma bebidas alcoólicas, isso já será muito bom para seu bebê e a saúde do mesmo. Em casos de gestantes com problemas como hipertensão, o médico deve indicar quais alimentos ela deve evitar. Tudo isso deve ser informado na primeira consulta do pré-natal para que o ginecologista tome as devidas precauções e lhe passe todos os cuidados. Lembre-se que você está gerando uma nova vida que depende de você e do que você se alimenta.

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