Adaptador de Tomada

0

Uma das coisas mais incômodas que acontece quando viajamos para países diferentes é a incompatibilidade das tomadas do Brasil com as tomadas internacionais. São tantos modelos que ás vezes ficamos confusas, mas sabemos que precisamos nos planejar direitinho para que tudo dê certo. Por isso, fizemos um guia, com todos os tipos de tomada existentes e quais os países que as utilizam, assim você saberá qual adaptador deve comprar, confira:

Adaptadores de Tomadas para Viagens Internacionais: Modelos


Adaptador para Tomada Tipo A e B

Se você viajar para a América do Norte (incluindo Estados Unidos), América Central ou Japão, vai precisar de um adaptador para a tomada tipo A. Essa tomada também foi muito utilizada no Brasil antes do novo modelo ser implantado. Trata-se de uma tomada com os dois pinos achatados paralelos. A variação dela é a tomada tipo B, que além dos dois pinos achatados, possui um pino arredondado no meio, um pouco para cima.


Adaptador para Tomada tipo C

A tomada tipo C é muito conhecida no Brasil, pois era aquele modelo mais usado antes deste modelo novo. Ela é super simples e possui os dois pinos arredondados e paralelos. Você vai precisar de um adaptador para ela se viajar para a Europa, pois ela é utilizada em todos os países do continente, menos no Reino Unido. Alguns países da Europa fizeram algumas adaptações na tomada tipo C, para evitar descargas elétricas. Iremos listar todas abaixo.

publicidade


Adaptador para Tomada tipo D

Se você for viajar para países da Ásia Meridional, como Índia, Sri Lanka, Nepal, Namíbia, Paquistão e Qatar, o modelo de tomada vigente nestes locais é o tipo D. Por isso, o adaptador que você deve comprar possui três pinos arredondados que formam um triângulo.

publicidade


Adaptador para Tomada tipo E

Se você viajar para países como Bélgica, França, Polônia, República Checa e Eslováquia, vai precisar de um adaptador para a tomada tipo E. Trata-se de uma tomada que possui os dois pinos arredondados paralelos com um pequeno furinho no alto, que funciona como fio terra e evita choques.


Adaptador para Tomada tipo F

A tomada tipo F é utilizada nos países: Alemanha, Áustria, Bulgária, Croácia, Espanha, Estônia, Finlândia, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Portugal, Noruega, Rússia, Suécia. Se você viajar para esses países, vai precisar de um adaptador que possua os dois pinos arredondados paralelos e as suas quatro extremidades com canaletinhas, que são utilizadas como fio terra.


Adaptador para Tomada Tipo G

A tomada tipo G é considerada o modelo mais seguro do mundo. Ela foi criada no Reino Unido, e além de ser utilizada lá, também é utilizada nos países: Bahrein, Cingapura, Emirados Árabes, Escócia, Inglaterra, Hong Kong, Irlanda, Malásia e Uganda.

Se você for viajar para esses países, vai precisar de um adaptador que possui três pinos de retângulos achatados, que juntos formam um triângulo. Seus plugues possuem um fusível. Ao adquirir um adaptador, é importante informar-se sobre o número de ampères para seu aparelho funcionar corretamente.


Adaptador para Tomada tipo H

Se na sua viagem você tiver como destino Israel, vai precisar de um adaptador diferente. Lá, as tomadas possuem três pinos arredondados e largos que juntos formam um V. É o único país a utilizar o tipo de tomada H, mas ela também aceita o tipo de tomada C (Europeu).


Adaptador para Tomada tipo I

A tomada tipo I é utilizada na Argentina e em países da Oceania (Austrália, Fiji, Nova Zelândia, Papua e Nova Guiné). Quando for viajar para esses países, leve consigo um adaptador para a tomada tipo I, que possui três pinos achatados, formando um triângulo invertido.


Adaptador para Tomada Tipo J

Se você for viajar para a Suíça, vai precisar de um adaptador específico para as tomadas de lá. A tomada tipo J é parecida com o padrão brasileiro, mas eles não são compatíveis. Por isso, busque um adaptador específico para este tipo de tomada.  


Adaptador para Tomada Tipo L

A Itália também possui um tipo de tomada muito específico. Por isso, se você viajar para lá, fique atento ao modelo de tomada tipo L, que possui três pinos arredondados e paralelos. Há também dois modelos de amperes: um de 10A e um de 16A. O mais utilizado é o de 10A, mas é recomendável que você compre os dois.


Adaptador para Tomada tipo M

Se você for viajar para a África do Sul, leve consigo um adaptador para tomadas tipo M. Eles devem possuir três pinos arredondados que formam um triângulo, muito parecidos com a tomada tipo D, só que possuem os pinos um pouco mais grossos.


Adaptadores Universais

Atualmente, existem diversos modelos de adaptadores, tanto para um modelo de tomada quanto para mais de um. Mas, além disso, existem os milagrosos adaptadores universais, que são feitos para atender todos os modelos de tomada existentes. Eles estão a venda em sites como Amazon e Ebay e são super baratinhos, vale a pena o investimento!

publicidade

Deixe um comentário!

comments

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA